top of page
Sobre Rodrigo Pioto

 

Nasci no final da década de 70 e quando criança sempre gostei de brincar com sobras de madeira e metal para criar meus próprios brinquedos. Sou neto de carpinteiro profissional e filho de um grande marceneiro amador. 

 

Posso dizer que aprendi a arte da marcenaria praticamente sozinho. Meu pai pode me ensinar algumas coisas, mas naquela época a única máquina elétrica que tínhamos era uma furadeira e nada mais. 

 

Me formei em engenharia elétrica, mas sou apaixonado por madeira, artesanato e trabalhos manuais.

 

Como pai de família, profissional e cidadão tento dividir meu tempo fazendo sobrar algumas horas para pensar nos projetos, ligar a câmera, as máquinas e manter a Marcenaria Amadora no ar, o que faço com muito esforço, orgulho e dedicação.

 

 
Sobre a oficina Marcenaria Amadora

 

A minha oficina vai além de um simples espaço para construir coisas. Gosto de passar o tempo perto das minhas máquinas revirando sobras de madeira, pensar sobre o que eu posso criar e construir, rabiscar pedaços de papel e relaxar. 

 

Aos poucos descobri que o trabalho com madeira é muito prazeroso, pois não supre apenas uma necessidade material ao se usar a peça construída, sinto orgulho por conseguir construir algo, por atingir um objetivo traçado, me distrair, fugir da rotina e celebrar um momento só meu. Foi com essa filosofia que criei o seguinte lema para minha oficina - 

 

“Enquanto as mãos trabalham, a mente e a alma descansam”

 

Comprei minha primeira máquina elétrica, uma serra tico tico, em 2004 e depois disso não parei mais. Sempre que há uma nova necessidade, planejo a aquisição de uma nova máquina ou ferramenta.  Após montar minha oficina num espaço de menos de 10 m2 em 2014, passei a compartilhar o meu trabalho na internet com o objetivo de influenciar e incentivar outras pessoas a realizar algo semelhante. Acredito de verdade que qualquer pessoa seja capaz de fazer o que eu faço ou até melhor ainda. 

 

A missão de Marcenaria Amadora é a de formar uma comunidade do bem, de pessoas com idéias semelhantes e juntos conseguirmos aperfeiçoar nossas habilidades na arte da marcenaria e madeira.

bottom of page